Imagem

26.10 - XVIII Mostra UM's e Outros

  • Início: 26 de Out de 2024, às 19:00
  • Fim: 26 de Out de 2024, às 21:00

Local: Centro de Estudos do Movimento Casa Hoffmann

Endereço: R. DR. CLAUDINO DOS SANTOS, 58 Ver no mapa
  • Evento Gratuito
  • Sem agendamento
  • Presencial

Por: Fundação Cultural de Curitiba

Descrição

XVIII Mostra UM's e Outros
26 de outubro, às 19h.

 

"Projeto Rotas"
com UM Núcleo

Pesquisa artística que envolve a criação de solos de dança. Contextos biográficos, questões de vida, inquietações, referenciais sonoros e imagéticos são os dispositivos que norteiam as investigações corporais. A configuração estética é delineada pela dramaturgia que surge de cada corpo para a cena.

UM é um projeto de extensão da Unepar e tem como foco o protagonismo e a autonomia das pessoas integrantes, organiza práticas investigativas e criativas em que as(os) artistas/pesquisadoras(es) atuam como sujeitas(os)(es) e, principalmente, objetos de estudo de seus próprios processos criativos em dança.
Instagram: @umnucleo

Criadorxs-intérpretxs:
Emerson S. Silva, Jean Alembo, Larissa Lorena e Luan Linkoski

Classificação indicativa: Livre

 

Apresentação "PLASTICUS DEI"
com Andréia Nhur

Plasticus Dei é uma dança em looping ativada pela construção de um ambiente sonoro em tempo real. Um corpo em colapso, entre a repetição ritualística e o uso poético de objetos descartáveis de consumo, congrega sobreposição de cantos religiosos, respiração, ruídos, vocalizações, gestos, figuras, percussão, imagens e fluxos exaustivos de movimento. O título, um trocadilho com a expressão latina Agnus Dei (canto ou récita em adoração ao Cordeiro de Deus, na missa cristã), sugere, aqui, a divinização do plástico. Em meio às discussões sobre o Antropoceno e o colapso ambiental, a obra convoca temas como consumo, esgotamento, repetição, capitalismo, ritual e religião por meio da livre associação de imagens que aparecem e desaparecem num jogo não-linear entre corpo, som, sacolas plásticas, garrafa de água e um dispositivo de repetição sonora.

No âmbito da pesquisa estética, cantos e experimentos vocais estendidos, evocados pela lógica da repetição sonora em looping, misturam-se à investigação de materiais, cujas formas de manipulação remetem aos Parangolés de Hélio Oiticica e ao esgarçamento da exploração da materialidade, em suas camadas diversas: das sonoridades e da sensorialidade do objeto plástico, à simbologia de seu impacto na vida humana. Como apontou a pesquisadora Jane Oliveira (2023), sobre a obra: “Religião e consumo, sagrado e profano, passado feudal e presente capitalista se alternam, se sobrepõem e se misturam.” Assim, os conteúdos artísticos e políticos ativados pelo trabalho vão desde o campo estético de uma “voz coreografada e coreografia vocalizada” (Crítica de Minuto, 2023) corpada entre matérias plásticas, até camadas de reflexão e leitura crítica acerca da mercadorização do sagrado, da sacralização do consumo e da insustentabilidade ambiental.

Andréia Nhur é multiartista e professora no Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP. Tem graduação em Dança pela UNICAMP e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com estágio doutoral no Departamento de Dança da Universidade de Paris 8 (França). Já se apresentou em festivais internacionais de dança, teatro e performance em Portugal, Bélgica, Argentina, Bolívia e Brasil, em solos e colaborações. Em suas últimas criações, está interessada nas relações entre movimento e voz como criadores de desenhos sonorocoreográficos. Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios, entre os quais: Prêmios de Melhor Atriz no FITUB 2007 e 2013; Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) pela pesquisa em dança em 2013; Indicação ao Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor atriz em 2015; Prêmio de Melhor Atriz no FESTE 2013; Prêmio Denilto Gomes 2017 (Cooperativa Paulista de Dança) de melhor intérprete de dança; Indicação ao Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor espetáculo de dança em 2017. Em 2020-2021, foi professora visitante da Ghent University (Bélgica), com bolsa CAPES e desenvolveu pesquisa junto ao Departamento de Musicologia da UGent. Atualmente, integra o elenco de Mutações (dir.André Guerreiro Lopes), ao lado de Luis Mello.
Instagram: @nhurdeia

Observação

Opções

  • Banheiro

Local

Centro de Estudos do Movimento Casa Hoffmann

R. DR. CLAUDINO DOS SANTOS, 58

Eventos relacionados