Local: Cine Passeio
Endereço: R. RIACHUELO, 410 Ver no mapaPor: Fundação Cultural de Curitiba
Esta seleção, reunida com a consultoria de Walkir Fernandes, sintetiza a exuberante produção curitibana de animação e reúne desde os precursores trabalhos dos Irmãos Wagner até recentes curtas-metragens premiados.
ENSAIOS (1976) – 8 min
Sinopse: Narrativa documental sobre o processo da confecção de animações experimentais com materiais acessíveis, como cartolina, papel, tinta guache, uma caixa de luz improvisada, e o resultado das artes filmadas.
Direção: Irmãos Vagner
PAX (2005) – 14 min
Sinopse: Quatro religiosos, um padre, um xeique, um rabino e um monge, se reúnem para discutir a violência do mundo atual e achar uma resposta para isso. Cheios de boa vontade, e mais cheios ainda de suas certezas, buscam uma solução. Será que encontram?
Direção: Paulo Munhoz
SILÊNCIO E SOMBRAS (2008) – 9 min
Sinopse: Quem cavalga tão depressa, pela noite e pelo vento? Em “silêncio e sombras” o espectador é convidado a acompanhar a difícil jornada do final da infância até as incertezas da idade adulta.
Direção: Murilo Hauser
TANGO (2016) – 14 min
Sinopse: Em um vilarejo distante, uma batata mística anuncia o recomeço de um novo ciclo. Após uma longa estiagem a população se mobiliza para o tradicional ritual de sacrifício de Tango no centro da cidade. Durante a festa as águas do Rio Aiatak retornam e junto com ele a vida que resiste até a chegada de uma nova anunciação. Inspirado no conto “Um Artista da Fome”, de Franz Kafka, “Tango” é um mergulho na natureza humana e em suas contradições.
Direção: Francisco Gusso e Pedro Giongo
PARQUE PESADELO (2015) – 14 min
Sinopse: A saga de um menino em cujas costas brotam flores é o mote inicial de PARQUE PESADELO. Escrito por Aly Muritiba e dirigido pela trinca Muritiba, Francisco Gusso e Pedro Giongo, o curta metragem foi feito em cutout (técnica de stop motion, que se utiliza de bonecos e cenários de papel feitos e animados à mão) ao longo de 2 anos.Num mundo fantástico onde seres humanos e lendas coabitam, personagens do folclore brasileiro como o Saci, o Curupira e o Lobisomem, travam luta com personagens não tão conhecidos como é o caso do Quibungo, Jurupari e Pisadeira.
Direção: Aly Muritiba, Francisco Gusso e Pedro Giongo
VIVI LOBO E O QUARTO MÁGICO (2019) – 15 min
Sinopse: Muito prazer! Meu nome é Vivi Lobo. Essa história é sobre as portas que devemos abrir ao longo da vida, enquanto humanos, enquanto meninas.
Direção: Isabela Santos e Edu Camargo
APNÉIA (2019) – 15 min
Sinopse: Muriel não sabia nadar, tinha tanto medo. Um medo que ecoava a distância de sua mãe e trazia à tona os pavores e monstros da infância. Mergulhada em si mesma, ela busca agora a voz e o ar que sempre lhe faltou como menina e mulher.
Direção: Walkir Fernandes e Carol Sakura
NAPO (2020) – 17 min
Sinopse: Um menino reinterpreta fotografias antigas em desenhos, ajudando seu avô a recuperar memórias perdidas.
Direção: Gustavo Ribeiro
KANAUKYBA (2021) – 12 min
Sinopse: Um menino reinterpreta fotografias antigas em desenhos, ajudando seu avô a recuperar memórias perdidas.
Direção: Gustavo Caboco e Pedra do Bendegó
HORÁRIOS:
27/03 (QUI) - 19h30 (Sala Luz)
29/03 (SÁB) - 10h30 (Sala Ritz)
30/03 (DOM) - 10h30 (Sala Ritz)
Entrada gratuita!
Ingressos 1h antes da sessão na bilheteria do espaço.
Classificação: Livre
Gênero: Animação
País: Brasil
Cine Passeio
R. RIACHUELO, 410
versao do dia 14/07/2025-15:45
Hora do container:13/08/2025 07:59:18;
Hora de Brasilia:13/08/2025 07:59:18;