Local: Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório do Teatro Guaíra)
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 175 Ver no mapaPor: Instituto Municipal de Turismo
O espetáculo "Aos Companheiros de Estrada" chega em 2025 em nova temporada que reúne poesia, teatro físico e uma profunda conexão com a literatura brasileira. A montagem, que teve sua estreia em 2023, nasce da parceria entre o diretor amazonense Victor Lucas Oliver e a atriz e dramaturga Camila Ferrão, fruto da pesquisa realizada durante o curso “Estado de Ser do Ator”, do LUME Teatro. O espetáculo ainda oferece sessões com intérpretes de libras nos dias 12,13,19 e 20 de julho e oficinas para comunidade nos dias 09 e 16 (quartas-feiras).
A ideia do espetáculo surgiu do encontro criativo entre os artistas. “Eu tinha um texto e o Victor uma grande vontade de fazer acontecer”, conta Camila Ferrão, que também assina a dramaturgia. A inspiração para a peça veio da vivência da atriz em uma caminhada de 189 km pelos "Caminhos do Sertão", trajeto que refaz os passos do personagem Riobaldo, de Grande Sertão: Veredas (1956), de Guimarães Rosa. A experiência deu origem a uma dramaturgia autoficcional, que mistura memórias, travessias e a geografia simbólica do sertão.
Com duração de 60 minutos, o espetáculo propõe uma jornada sensorial ao público, guiada por uma viajante que compartilha sua trajetória por paisagens internas e externas. A palavra e o corpo em cena se tornam ferramentas para convidar a plateia a caminhar, metaforicamente, sobre um solo que é ao mesmo tempo chão e encenação, memória e presente. A narrativa propõe a experiência de “entrar e experimentar o livro”, como define a própria atriz.
Nesta nova temporada, o espetáculo “Aos Companheiros de Estrada” propõe uma travessia ainda mais urgente e sensível. A encenação amplia seu percurso: além de explorar as paisagens internas e externas de uma viajante que narra sua jornada, o espetáculo evoca a delicada e crítica situação do Cerrado Mineiro, sua estiagem, o envenenamento dos rios, as queimadas e a depredação crescente. A palavra e o corpo continuam sendo ferramentas essenciais em cena, mas agora se expandem em direção a um grito coletivo pela preservação da vida. O chão da cena torna-se solo sagrado e ameaçado, e a narrativa convida o público não apenas a imaginar, mas a se responsabilizar. Através da união entre dança, poesia, música, artes visuais e literatura, o espetáculo transforma o palco em território de alerta, resistência e reinvenção.
Oficinas
Além das apresentações, Camila Ferrão e Victor Lucas Oliver irão ministrar duas oficinas para formação de artistas locais. As inscrições para ambas oficinas serão divulgadas pelo Instagram do espetáculo @aoscompanheirosdeestrada.
Corpo-escrita: Criação e dramaturgia.
Quando: 9 de julho de 2025 (quarta-feira).
Horário: Das 19h às 22h30.
Local: Miniauditório - Glauco Flores de Sá Brito.
Carga Horária: 3h30m.
Criação de solos a partir de teatro gestual.
Quando: 16 de julho de 2025 (quarta-feira).
Horário: Das 19h às 22h30.
Local: Miniauditório - Glauco Flores de Sá Brito.
Carga Horária: 3h30m.
Serviço
Apresentações: 3 a 6 de julho; 10 a 13 de julho; e 17 a 20 de julho (quinta-feira a domingo).
Quinta a sábado às 20h.
Domingo às 19h.
Sessões com intérprete de LIBRAS: 12,13,19 e 20 de julho.
Ingressos: Entrada gratuita; retirada do ingresso 1 hora antes do evento na portaria do Miniauditório.
*Evento organizado por produtores independentes e poderá sofrer alterações sem aviso prévio. Fique atento às atualizações no site dos organizadores!
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório do Teatro Guaíra)
Rua Conselheiro Laurindo, 175
versao do dia 14/07/2025-15:45
Hora do container:26/07/2025 18:34:19;
Hora de Brasilia:26/07/2025 18:34:19;