Local: Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba
Endereço: R. MATEUS LEME, 66 Ver no mapaPor: Fundação Cultural de Curitiba
Bate Papo - Janine Mathias convida Dexter
O objetivo principal é abordar temas importantes para atualidade do samba e do rap como a cena carioca e a curitibana, a importância do resgate e manutenção da tradição e os novos caminhos que o samba e o rap podem adentrar.
A entrada é gratuita e não requer inscrição/agendamento, o público-alvo são jovens e adultos, alunos do Conservatório de MPB de Curitiba e interessados em samba e rap da comunidade em geral.
Mediador do bate papo: Mano Cappu
Dexter
Com mais de 30 anos de carreira. dexter deu seus primeiros passos na música nos anos 90 e se consolidou no início dos anos 2000. quando passou a ser conhecido por fundar e liderar um dos maiores grupos de rap do brasil. o 509-e. Músicas compostas por ele como "saudades mil"e "oitavo anjo". foram sucesso nas rádios de todo brasil tornando-se clássicos atemporais fazendo dele um artista conceituado no cenário. Já dividiu o palco e tracks com grandes artistas como:
Mano Brown, Péricles, Edi Rock, Seu Jorge, Guilherme Arantes, Ed Motta, Djonga entre outros.
Referência no hip hop nacional por seu ativismo social e sua música Dexter influencia gerações porém, somente o rap não é o suficiente para defini-lo Dexter também é ator protagonizou no teatro e em uma série da HBO.
Janine Mathias
Não nega suas raízes, é filha de sambista do berço boêmio de Brasília, cidade onde nasceu e aprendeu nas ruas o RAP que mudou sua história, radicada em Curitiba desde 2009 foi lá que nasceu profissionalmente para música e realiza desde 2014, o projeto Samba da Nega, uma celebração ao samba idealizado para criar um espaço em que a ancestralidade negra e a história da música brasileira sejam exaltados. O projeto já foi realizado em diversos espaços nas cidades de Curitiba, São Paulo e Brasília e nessa história, já reuniu diferentes artistas – entre bandas e convidados – e têm público fiel que a cantora chama de “família da nega”.
Cantora, compositora, atriz e empreendedora cultural já dividiu palco com grandes nomes como Criolo, Sandra de Sá, Fabiana Cozza, Ellen Oléria e Nei Lopes. Tem seu trabalho autoral com diversos singles já lançados e na discografia o EP “Eu quero mergulhar” e o disco “Dendê” que é o retrato da Música Preta Brasileira (que ganhou uma tiragem limitada de vinil em celebração aos 5 anos de lançamento no final de 2023). Em 2024 realiza um grande movimento de carreira na sua primeira turnê internacional cantando no Carnaval de Coimbra totalizando 6 shows nas cidades de Lisboa, Coimbra e Espinhos e está em fase de pré-lançamento de seu segundo álbum solo: “o RAP do meu Samba”, que tem direção musical de Rodrigo Campos, e assim como diz na música de trabalho "Devoção" com clipe e single já lançados: "mais que um dom minha devoção, minha razão para sonhar".
Ela é samba, é RAP, é soul, é diversidade musical e cultural.
Mano Cappu
É cineasta, rapper e sócio-fundador da Cwblack. Natural de Curitiba - Brasil. Vencedor do prêmio Prix Courtoujours com o curta-metragem, “Bença”, na 36° edição do Festival Cinélatino em Toulouse, França. Talento da Rede Projeto Paradiso. Em 2011, ficou preso durante 18 meses por um crime que não cometeu. Hoje absolvido, escreve sobre suas vivências no cárcere com o projeto artístico, "Soulbrevivente do Cárcere” com o álbum "Ufa", os curtas-metragens: “Bença” e “Quando Eu For Grande?”, e em fase de desenvolvimento, o longa-metragem, "Barrabás" e a série “Labirinto”.
Serviço:
Local: Conservatório de MPB - R. Mateus Leme, 66 - São Francisco, Curitiba - PR, 80510-190
Datas: 22 de agosto
Horário: 19h
Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba
R. MATEUS LEME, 66
versao do dia 14/07/2025-15:45
Hora do container:28/07/2025 10:24:38;
Hora de Brasilia:28/07/2025 10:24:38;