Imagem

HackaClima Curitiba 2023 -Primeiro Hackathon de Cinema para o Clima em Curitiba

  • Início: 04 de Ago de 2023, às 09:00
  • Fim: 10 de Ago de 2023, às 19:00

Local: CINEMATECA DE CURITIBA

Endereço: R. PRES. CARLOS CAVALCANTI, 1174 Ver no mapa
  • Evento Gratuito
  • Inscrição
  • Presencial

Por: Fundação Cultural de Curitiba

Faça seu login


Para adquirir o seu ingresso você precisa fazer o seu cadastro ou autenticação.

Descrição

Primeiro Hackaton de Cinema para o Clima em Curitiba

Ideia Central

Produzir pequenos vídeos de 3 a 8 min. de duração sobre as muitas possibilidades de o cidadão comum se tornar protagonista no enfrentamento dos efeitos adversos nas cidades, decorrentes da mudança do clima.

Motivação:
O clima, que determina as estações do ano se frio ou calor, se chuvoso ou seco, mas que também habita o imaginário popular para descrever aspectos estritamente humanos, como em "quantas primaveras" alguém completa naquele dia, ou "não há inverno que dure para sempre", está mudando! 

Ondas de calor extremo, secas prolongadas e enchentes, que ocorrem simultaneamente em diversas regiões do globo são alguns dos aspectos associados à mudança climática global, que já se transformou em emergência climática global! 

Diante de tal quadro alarmante, comunidades ao redor do globo estão desenvolvendo ações de aumento da resiliência aos extremos climáticos, desenvolvidas sob medida para cada tipo de localidade: litoral ou montanha, campo ou cidade, vegetada ou desértica etc.

Propósito:

Ampliar a consciência do cidadão de Curitiba e chamar para a ação no enfrentamento dos efeitos da mudança do clima.

Como:

Apoiado no evento Mata Atlântica EcoFestival, que acontecerá em Curitiba e na RMC entre 3 e 12 de agosto deste ano, convidar jovens e adultos a se tornarem protagonistas do nosso tempo e retratarem os novos “heróis do clima”, por meio da arte do cinema.

 

O Que:

Realizar uma competição de cinema com o tema da mudança do clima. Esse evento terá o nome de HackaClima Curitiba 2023.

Trata-se de uma competição de criatividade e velocidade, em que os participantes terão uma semana para produzir filmes com 3 a 8 minutos de duração, na temática da mudança do clima.

O processo começará com uma “jornada de aprendizagem” na arte do cinema e nos desafios e oportunidades que a mudança do clima está trazendo para as cidades. Os inscritos serão convidados a assistir os filmes da segunda edição do Mata Atlântica EcoFestival, que será realizado em Curitiba e na Região Metropolitana de Curitiba de 03 a 12 de agosto de 2023.

O EcoFestival concentra nesses dias filmes, esportes e outras manifestações artísticas relacionadas à Natureza. Uma excelente oportunidade para aprender como diretores de cinema de todo o mundo aplicam a arte da comunicação com todos os públicos, algo muito relevante para estimular novos comportamentos para enfrentar a mudança do clima nas cidades.

A jornada de aprendizagem contará com a participação de facilitadores que ajudarão o público a ampliar a escuta ativa e o olhar curioso sobre como a arte do cinema é explorada em cada filme do EcoFestival.

 

No dia 04/agosto, haverá um treinamento dos inscritos no concurso, para conhecerem o tema e as oportunidades da mudança climática, bem como aprenderão técnicas de filmagem e direção com uso do celular e outros dispositivos de captura de cenas.

Concluído o Mata Atlântica EcoFestival, os participantes do concurso terão o prazo até 19/agosto para inscreverem seus filmes de curta metragem.

Uma banca de jurados, composta por membros da Fundação Cultural / Cinemateca, avaliará os filmes inscritos e fará a seleção dos ganhadores, que serão anunciados no dia 01/setembro, em evento especial na Cinemateca de Curitiba.

 

Público-Alvo:

 

  1. Pessoas de todas as idades, com destaque aos jovens, que demonstrem interesse pelas questões relativas à mudança do clima;

 

      2. Lideranças em muitos campos de atividade do Ecossistema da Cidade de Curitiba, que desejem capturar as novas oportunidades de negócios a ações emergentes nesses novos tempos de mudança do clima. Inclui empresários, políticos, administradores públicos, profissionais da educação, da saúde, do direito, da arquitetura e engenharia, biologia, ecologia etc.;

 

    3. Ativistas dos vários campos da cultura, tais como cinema, teatro, fotografia, música, dança, meio ambiente, ancestralidade, espiritualidade etc., interessados em apoiar novos comportamentos sociais para enfrentar as adversidades nas cidades, geradas pela mudança do clima, que será contínua e sustentada nas próximas décadas.

 

 

 

Observação

Local

CINEMATECA DE CURITIBA

R. PRES. CARLOS CAVALCANTI, 1174

Eventos relacionados