Jogos do Piá - Matriz

Local: Praça 29 de março

Endereço: Rua Desembargador Motta, 0 Ver no mapa

Por: Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude

Nos Jogos do Piá têm diversão aberta e gratuita para a família inteira, à base de brincadeiras tradicionais, realizadas ao ar livre, no território das 10 Administrações Regionais de Curitiba. Esses eventos, sempre nos finais de semana, são a oportunidade para aproximar as diferentes gerações, que podem se divertir juntas, em parques e praças da cidade..

Os mais velhos podem se lembrar dos tempos em que as brincadeiras eram nas ruas, e meninas e meninos poderão aprender a se divertir da maneira com que seus pais, avós e até bisavós se divertiam na infância. Além do mais ocupando espaço públicos de maneira saudável.

Pipa, botão, amarelinha

Os Jogos do Piá fazem parte do programa Lazer na Cidade e incluem atividades como empinar pipa, andar de carrinho de rolimã ou em perna de pau; disputas de rolar bolinha de gude, de futebol de botão, de rodar pião, de pular amarelinha, de bets de ombro.

Piá, em tupi, é “coração”

O nome de batismo do programa faz referência a uma das palavras mais presentes no vocábulo dos curitibanos: piá.  Ainda que regionalmente seja usada para identificar crianças do sexo masculino, em sua origem – em tupi, escritaa como pyã – é comum a todos os gêneros; seu significado é “coração”.

Praça 29 de março

Rua Desembargador Motta, 0