Imagem

MOSTRA SOLAR 2025 - Espetáculo "MARIMBONDO" com André Oliveira

  • Início: 25 de Mai de 2025, às 19:30
  • Fim: 29 de Mai de 2025, às 20:30

Local: Centro de Estudos do Movimento Casa Hoffmann

Endereço: R. DR. CLAUDINO DOS SANTOS, 58 Ver no mapa
  • Evento Gratuito
  • Sem agendamento
  • Presencial

Por: Fundação Cultural de Curitiba

Descrição

MOSTRA SOLAR 2025 - Espetáculo "MARIMBONDO"
com André Oliveira
25 e 29 de maio, às 19h30
(29 de maio contará com cabine de audiodescrição)

 


"Marimbondo", solo de dança inédito do bailarino e coreógrafo André Oliveira, estreia na Casa Hoffmann como parte da Mostra Solar 2025. Fundamentado em uma pesquisa aprofundada sobre a marronagem, um fenômeno histórico de resistência cultural dos escravizados na América Latina, busca traduzir essa temática através de uma linguagem coreográfica que integra dança contemporânea, danças populares e elementos afro-brasileiros. 

 

Marimbondo é uma vespa que constroi a própria casa. Através de suas memórias e vivências, o bailarino e coreógrafo André Oliveira busca reafirmar as raízes culturais e religiosas de sua família, refletindo também a história de muitos afro-brasileiros. A concepção de "Marimbondo" é enriquecida pelo pensamento de Dénètem Touam Bona, que define a marronagem como uma forma de resistência e "des-captura" cultural, é central para a narrativa do espetáculo. Além disso, a metodologia de trabalho de André Oliveira dialoga com as abordagens de Germaine Acogny, reconhecida por incorporar tradições africanas na dança contemporânea, e de Antonio Nóbrega, especialista na fusão de elementos afro-brasileiros com a estética moderna. Essas influências são cruciais para a construção de uma coreografia que não só conta uma história pessoal, mas também resgata e valoriza a memória coletiva negra.

 

ANDRÉ OLIVEIRA é bailarino, professor e coreógrafo de dança contemporânea com formação em cursos e workshops internacionais. Participou do ImpulsTanz Vienna International Dance Festival na Áustria e do Ateliê Internacional da São Paulo Companhia de Dança. André dirigiu e coreografou diversos espetáculos, destacando-se "FULL", apresentado no Festival Solos de Stuttgart na Alemanha. É diretor do Porta 3 Núcleo Contemporâneo, no qual desenvolve atividades de formação para jovens bailarinos. É também um dos poucos bailarinos negros dedicados à dança contemporânea no estado.
INSTAGRAM: @andre_oli.veira / @marimbondo.sol

Observação

Opções

  • Banheiro

Local

Centro de Estudos do Movimento Casa Hoffmann

R. DR. CLAUDINO DOS SANTOS, 58

Eventos relacionados