Oficina Verde - Visita guiada à Fazenda Urbana de Curitiba

Endereço: AV. PREF. MAURÍCIO FRUET, 1880 Ver no mapa

Por: Fundação Cultural de Curitiba

Com Luiz Guilherme Scharf

Fazenda Urbana de Curitiba, é um centro de conexão entre o rural e o urbano, que transmite inovação, conhecimentos tradicionais, agrícolas, gastronômicos e de sustentabilidade urbana. É uma fazenda escola voltada a educação e a prática agrícola sustentável nas cidades, contemplando o ciclo do alimento. Ela situa-se no bairro Cajuru, tem uma área aproximada de 4.250m², sendo que quase 1.000m² da área é cultivável. Dentro dessa área temos a agrofloresta, os canteiros, as estufas, etc.

Nesta visita, serão apresentados os espaços de plantio e de colheita das variedades agrícolas cultivadas nas hortas, com a produção de frutas, legumes e verduras, além de ervas, temperos, chás e as chamadas PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais; os participantes também vão conhecer as estufas e a central de compostagem, que completam as etapas do ciclo alimentar, aprendendo as técnicas para compostagem caseira. Além disso, podem contemplar a usina de energia solar fotovoltaica e a captação de água da chuva para a irrigação.

Local:
Fazenda Urbana Av. Prefeito Mauricio Fruet, 1880 – Cajuru