Local: Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba
Endereço: R. MATEUS LEME, 66 Ver no mapaPor: Fundação Cultural de Curitiba
05 de junho, às 19h
Roda de Música Caipira
Músico convidado – Oswaldo Rios
GRATUITO
Oswaldo Rios, fundador do Grupo Viola Quebrada, vem trilhando sua trajetória dentro da música brasileira sempre nessa trilha do resgate da música de raiz relacionada ao cidadão urbano, com releituras de músicas já consagradas de grandes nomes e composições de sua autoria.
Seu trabalho junto ao Grupo Viola Quebrada procurou sempre difundir o patrimônio histórico, artístico e cultural através de um repertório que abrange várias canções que fazem parte da construção da identidade do homem do interior do Brasil e, de certa forma, da construção da música popular brasileira. Possibilitam, dessa maneira, o contato e a troca entre a música do passado e do presente, focando o repertório em músicas populares com arranjos contemporâneos que evocam o Brasil de um interior antigo e profundo, através de seus temas e harmonias, melodias e ritmos.
No repertório estão clássicos da música caipira antiga como Índia (Flores e Guerrero, VS. José Fortuna), Chalana (Mario Zan e Arlindo Pinto), Sertaneja (Renê Bittencourt), Moda da Pinga (O. Laureano), O Menino da Porteira (Teddy Vieira e Luizinho), Chitãozinho e Xororó (Serrinha e Athos Campos) e Cabecinha no ombro (Paulo Borges) a canções mais novas como Tocando em Frente (Almir Sater e Renato Teixeira) e até canções autorais como Meus Retalhos (Rogerio Gulin, Oswaldo Rios e Etel Frota) e Louvação (Rogerio Gulin, Oswaldo Rios e João Evangelista Rodrigues).
Foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira como melhor grupo regional em 2017 e recentemente comemorou os 25 anos do Grupo Viola Quebrada no Teatro Paiol dentro da programação da Oficina de Música.
Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba
R. MATEUS LEME, 66
versao do dia 14/07/2025-15:45
Hora do container:25/07/2025 17:13:03;
Hora de Brasilia:25/07/2025 17:13:03;